BLOG

Dicas

10 dicas para fazer seu banheiro pequeno parecer maior

Todo mundo sonha em ter um banheiro digno de spa, acolhedor e muito confortável, não é mesmo? Ao reformar, vários detalhes precisam ser levados em conta para aproveitar ao máximo a metragem disponível e, inclusive, é possível fazer uso de alguns truques para que o ambiente pareça maior do realmente que é, conquistando a tão desejada sensação de amplitude. 

Como esse costuma ser o menor cômodo da casa, todo centímetro conta. Considere que algumas peças, cores diferentes, iluminação e, claro, a sua criatividade, são importantes para você ampliar o ambiente e deixá-lo mais funcional. A seguir, elencamos algumas dicas que servem não só para banheiros pequenos, mas também os médios e grandes - algumas delas, inclusive, podem ser colocadas em prática sem precisar de reforma! 

1. Invista em soluções de armazenamento 

Essa é uma dica simples, mas que muita gente esquece: escolha o que você realmente precisa ter no banheiro e armazene esses itens em cestos organizadores ou caixotes de madeira, caso não possa escondê-los em armários com portas. O mais importante, aqui, é organizar visualmente o ambiente. Desapegue dos itens pela bancada pois, quanto menos informação visual essa superfície tiver, mais livre o banheiro fica e, consequentemente, maior irá parecer.  

2. Aposte em cores claras 

Cores claras ampliam o ambiente porque refletem a luz natural. Elas podem ser usadas tanto nas paredes quanto nos móveis. Você também pode contrastar com um ponto de cor suave, como tons amadeirados, ou com outras cores neutras, como o cinza ou marrom. Mas calma: se você quiser adicionar um pouco de cor, está liberado - apenas lembre-se de seguir muito bem o item a seguir desta lista. 

3. Faça uma iluminação adequada 

Aposte na iluminação difusa, pois além de iluminar melhor o ambiente, ela evita a formação de sombras, deixando o espaço com aquela sensação de leveza. Você também pode usar fontes diferentes de luz, como pendentes ou uma iluminação embutida ao redor do espelho, para que a luz incida de frente.

4. Use azulejo e rejunte da mesma cor

Se o seu banheiro tiver azulejos brancos, procure combiná-los com o rejunte da mesma cor. Isso vale para qualquer tonalidade escolhida. A ideia é desfazer divisões que podem interromper o limite da visão, ampliando essas superfícies.

5. Invista em espelhos 

Os espelhos ampliam a sensação de tamanho do ambiente porque expandem a linha de visão. E, aqui, não há regras. Caso a estrutura do seu banheiro permita, você pode colocá-los em frente à janela, para gerar mais iluminação natural durante o dia, ou em frente à porta de entrada. Outra opção é colocar um espelho no sentido horizontal, de ponta a ponta de alguma parede, ou colocar um bem grande acima do gabinete.

6. Use transparência na área do banho

O box de vidro transparente é o mais adequado para um banheiro compacto. Efeitos como fumê ou box verde, ainda que translúcidos, criam limitações visuais e isso diminui o espaço. Você também pode colocar somente uma folha de vidro e deixá-la fixa para dar a noção de que todo o ambiente foi unificado. 

 

7. Opte por móveis suspensos e verticalize ao máximo

Instale móveis que fiquem afastados do piso, pois isso irá melhorar a sensação de amplitude. A linha Basic da Celite, que conta com gabinetes suspensos, pode te ajudar a alcançar esse efeito. Outra dica é aproveitar ao máximo o metro quadrado na vertical, instalando armários altos, caso necessite de mais espaço de armazenamento, ou prateleiras. 

8. Crie linhas horizontais contínuas no projeto

Ao reformar o seu banheiro, repare se os móveis e faixas de revestimento seguem um alinhamento contínuo na horizontal, sem interrupções visuais. Um exemplo: ao optar por prateleiras, escolha um tamanho que ocupe uma área grande da parede, de ponta a ponta, ao invés de colocar duas prateleiras menores num canto. Explore ao máximo essas linhas horizontais para obter uma sensação de amplitude ainda maior. Assim você também terá lugares suficientes para espaçar os itens utilizados no dia a dia, deixando a decoração mais leve.  

 

9. Deixe rodapés e rodatetos discretos

Esses itens de acabamento do banheiro precisam ter pouco ou quase nenhum contraste com as paredes. Busque rodapés e rodatetos com a mesma cor clara usada no ambiente e, se o revestimento do piso for o mesmo das paredes, ele não será necessário.

10. Escolha o vaso sanitário e as cubas certas para o seu projeto

Para um resultado harmônico, a Celite dispõe de modelos compactos de bacias sanitárias, como a VIP, com 366 mm de largura, e as cubas de apoio redondas R0 e R1, com 300 mm e 350 mm, respectivamente. Se preferir uma cuba de semiencaixe, a Q2 tem só 410 mm de largura e profundidade. Alguma delas certamente irá se encaixar no seu espaço disponível e proporcionar o conforto que você precisa. 

 

Gostou das nossas sugestões? Não deixe de conferir também o nosso guia de medidas para banheiros, que revela as distâncias mínimas necessárias para a circulação.

 

BUSCAR