Dicas

Celite dá dicas para um banheiro acessível

Garantir a acessibilidade adequada para pessoas com deficiência é fundamental em projetos de banheiros públicos e residenciais. No dia 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência (PCD), a Celite, marca especialista em louças e metais para banheiros e consciente do seu papel de democratização para todos os brasileiros traz a linha Acesso, com materiais adequados às pessoas que necessitam de acessilidade e condições plenas durante o seu momento.

O órgão que rege essas orientações é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e tem como missão padronizar a estrutura e assegurar a qualidade dos ambientes residenciais e comerciais. Junto com seus produtos, a Celite preparou um roteiro com informações importantes na promoção da acessibilidade e conforto dos usuários. Acompanhe:

Louças sanitárias

                                                                        

Vaso sanitário da linha Acesso Confort

O vaso sanitário pede uma atenção especial quanto à altura, que deve estar entre 43 cm e 45 cm do piso. Considerando o assento, a altura deve ser de, no máximo, 46 cm.

 

                                                                       

O lavatório com coluna suspensa conta com espaço para encaixe da cadeira de rodas

Para a pia, o cuidado vai além da altura, que deve ter 80 cm. É preciso considerar o espaço livre abaixo da bancada para o encaixe da cadeira com, no mínimo, 70 cm de altura.

 

Barras de apoio

A recomendação é colocar barras em pelo menos duas paredes próximas ao chuveiro ou duchaCelite conta com versões fixas, articuladas e em L. Outra área importante para a barra é próximo à bacia sanitária.

Além desses pontos, deve-se avaliar a utilidade de instalar barras em outras paredes para a locomoção. O objetivo é oferecer um apoio seguro nos pontos de maior acesso do deficiente. Recomenda-se a instalação na altura de 1,5m, deixando assim espaços abertos para a passagem da cadeira de rodas.

As normas da ABNT determinam que as barras devem ser em aço inox para evitar a corrosão, assim como os modelos da Celite. Também devem ser fixadas a uma distância mínima de 40 cm entre sua base de suporte até a face interna da barra e apresentar dimensões mínimas entre 30 cm e 45 cm.

A Celite disponibiliza diferentes modelos:

                                                                         

Barra de apoio articulada com 75 cm

 

Barra de apoio em L com 70 cm

 

Barra de apoio para lavatório 65 cm