BLOG

Dicas

Como evitar entupimentos da bacia sanitária

Bacia sanitária entupida é um pesadelo no banheiro, não é mesmo?.

Vamos listar aqui o que você pode fazer para evitar esse problema e os itens que deve ficar atento na hora de comprar sua bacia e fazer o encanamento.

USUÁRIO: dicas

Todo mundo sabe o básico para evitar esse inconveniente. Mas não custa lembrar:

- não jogar papéis. Obs: só jogue se tiver certeza de que sua bacia segue as normas técnicas (ler mais abaixo) ou que o esgoto está preparado para receber papéis. Na maioria das instalações no Brasil, isso não acontece.

- não jogar objetos, absorventes, fraldas descartáveis, algodão, toalhas úmida etc.

- não descartar gordura na bacia sanitária.

- evitar pastilhas desodorizadoras na bacia sanitária.  Embora perfumem o ambiente, se caírem no vaso causam entupimentos – se o suporte da pastilha ficar enroscado na saída para o esgoto, será preciso desmontar o vaso para retirá-lo. A melhor alternativa é usar um spray neutralizador de cheiros, encontrado na maioria dos supermercados.

ACIONAMENTO: dicas

É fundamental verificar se a quantidade de água da descarga é suficiente para eliminar os detritos ou se a bacia tem um sistema que facilita sua eliminação.  Nem sempre isso acontece e, nesses casos, as pessoas costumam manter o dedo pressionado na válvula da descarga ou dar descargas várias vezes para eliminar os dejetos.

Se isso acontece com sua bacia, a única solução é trocá-la por um modelo mais adequado.

BACIA SANITÁRIA X ACIONAMENTO

Pensando na solução completa, a Celite usa em suas linhas o sistema exclusivo de acionamento Jato Plus. Vamos explicar como funciona.

Com o sistema Jato Plus, quando acionamos a descarga, a água sai pelo topo da borda da bacia e circula por toda a estrutura interna. Para finalizar, um furo na base da bacia auxilia no momento da descarga, jogando um jato de água que equivale a 40% do volume utilizado na descarga, empurrando tudo para a saída do esgoto. 

Além do melhor fluxo e escoamento da água, você tem um risco menor de entupimentos e uma descarga mais silenciosa.

E por falar em diferencial, vale também falar que o sifão da Celite tem diâmetro mínimo de 42 mm, superando as exigências da norma ABNT, que exige dimensão mínima de 40 mm. Sifões com diâmetro acima da norma têm menor risco de entupimento.

Agora que você já conhece, escolha o modelo que mais combina com a decoração do seu banheiro.

Continue acompanhando as nossas dicas e boa obra!

BUSCAR