Dicas

Como limpar o banheiro

O banheiro é um local de higiene e por isso precisa estar sempre limpo. Veja algumas dicas simples e fáceis que podem ajudar você a deixar tudo brilhando e livre de sujeiras e bactérias!

As dicas básicas são: 1) evite todo e qualquer produto abrasivo; 2) água sanitária e bicabornato de sódio diluídos em água são soluções caseiras e eficientes para desinfetar e limpar com segurança.

Primeiro passo: retire todos os itens que estão nas bancadas, prateleiras e box. O mesmo serve para toalhas e papel higiênico. Isso evita que sejam manchados, molhados ou se se quebrem durante a limpeza.

Segundo passo: separe em um balde ou cesto os produtos, panos, esponjas e escovas que serão usados. Potes de plástico pequenos também podem ajudar a jogar água em cantos menores.  E não se esqueça do rodo, vassoura e de usar luvas para proteger as mãos de produtos de limpeza e contaminação.

Antes de começar, abra a janela e deixe o ar entrar!

Bacia sanitária: use escovas com cerdas suaves e produtos não abrasivos para não danificar a louça. Coloque desinfetante e deixe agir por alguns minutos para depois esfregar por toda a estrutura.  Não se esqueça de fazer a limpeza também na borda interna. Para evitar contaminação, tenha um pano ou esponja exclusivos para higiene da bacia.

Cuba: utilize esponja suave (sem o lado abrasivo) e saponáceo cremoso para a limpeza da louça. Os ralos cromados podem ser esfregados com escova de cerdas suaves.

Metais: torneiras, misturadores, toalheiros, papeleiras e prateleiras de metal recebem, em sua maioria, acabamento cromado. Para deixar tudo brilhando por mais tempo, a limpeza deve ser feita com esponja macia (sem o lado abrasivo) e sabão neutro. Não use produtos químicos ou abrasivos.

Pisos e revestimentos: utilize água quente, bicarbonato de sódio e uma escova de cerdas duras para limpar entre os revestimentos e evitar acúmulo de lodo e resíduos de sujeira no piso e parede.

Box: limpe os vidros, por dentro e por fora, com uma bucha macia, sabão neutro e água quente. Se necessário, utilize saponáceos para remover as manchas mais resistentes.

Armários e gabinetes: use apenas um pano úmido para limpar poeira, manchas ou respingos.

Espelho: utilize pano macio umedecido com álcool e finalize com uma flanela seca.

Continue acompanhando as nossas dicas!