BLOG

Dicas

Como limpar o box do banheiro

Já reformou o seu banheiro e está de bacia sanitária, cuba e box novo? Com o projeto pronto e em uso, é importante descobrir o jeito certo de limpar cada item para manter tudo em ordem por muitos anos. E o cuidado com a área do chuveiro, especialmente o box do banheiro, é uma das principais dúvidas das pessoas quando o assunto é limpeza. Piso, revestimentos e pia podem estar limpos, mas se o vidro fica com aquela aparência engordurada ou marcada com manchas, talvez você deva rever a forma como cuida dele. A seguir, preparamos algumas dicas e receitas caseiras para você realizar a limpeza e a manutenção correta do seu.

 

Primeiro, você sabe identificar quais são os tipos de box para banheiro? Os modelos mais comuns são: box de correr, que economiza espaço principalmente em banheiros pequenos; o box de abrir, com uma porta fixa e outra móvel que abre e fecha e necessita de espaço para tal movimento; box sanfonado, com várias folhas de vidro que se dobram. Há também os modelos de box de banheiro até o teto, que estão em alta na decoração e criam aquele efeito sauna no banho. Todos eles são feitos de vidro, variando no acabamento de cores e ferragens. As dicas que daremos aqui são para estes modelos de box, combinado? Vale lembrar que também é importante verificar a manutenção junto ao fabricante - dependendo do tipo de acabamento escolhido, pode haver cuidados especiais na limpeza diária.

 

Materiais necessários

 

Você verá que não é necessário comprar muitos produtos de limpeza para deixar o seu box brilhando, nem mesmo se preocupar com materiais concentrados e fortes. É possível realizar a limpeza com sabão neutro, detergente, vinagre e ou bicarbonato de sódio. Para esfregar, utilize sempre materiais não abrasivos, para evitar riscos na superfície. O lado amarelo de uma esponja, por exemplo, funcionará perfeitamente sem causar nenhum dano ao material. Separe também um pano macio, próprio para limpeza e que não solte fiapos. Rodos próprios para vidros também podem ser ótimos aliados na secagem - principalmente no box que vai até o teto! 

Passe longe de produtos muito fortes e ácidos, que podem deixar o vidro com aspecto diferente do original, bem como água sanitária e cloro.  

 

 Água e sabão neutro

Manter uma limpeza constante, semanal, apenas com água e sabão neutro já é suficiente para manter seu box impecável. Basta utilizar a esponja, fazendo movimentos circulares por toda a superfície do vidro, enxaguar e secar. 

Para limpar box engordurado 

Se o vidro estiver manchado com óleos e outras substâncias gordurosas, há algumas opções para uma limpeza profunda do box do banheiro. Se a mancha estiver empregnada e apenas sabão e água fria não forem suficientes, use água bem quente como uma segunda etapa. Só tenha cuidado para não se queimar. 

Tirar manchas no box usando vinagre

O vinagre é um curinga na limpeza da casa, e no cuidado com o box não é diferente. Você pode combinar com um pouco de água morna e também álcool. Anote a mistura para limpar o box do banheiro:
- 1 colher de sopa de vinagre branco;
- 200 ml de álcool;
- 250 ml de água. 

Basta misturar tudo, usar um borrifador ou esponja embedida com a mistura, esfregar e então enxaguar com água morna para retirar todos os resíduos. 

Bicarbonato de sódio

Seu box está com mofo ou alguma gordura muito empregnada? O bicarbonato de sódio vai ajudar a potencializar a limpeza. Outra mistura que vale o teste: 1 colher de álcool, 1 colher de bicarbonato de sódio, 1 xícara de vinagre e 1 xícara de água morna. Siga os passos habituais, esfregando com uma bucha macia, seguido do enxague. 

Esqueça o jornal

Muita gente acha que jornal velho ajuda na hora de limpar vidros. No box do banheiro, os fabricantes sugerem não usar, pois a tinta pode manchar o acabamento.

Cuidado com as ferragens e roldanas

Cada box tem suas particularidades, por isso é tão importante estar atento às recomendações do fabricante. Alguns modelos, como os de roldanas aparentes coloridas, ou com acabamentos mais delicados como o rosé gold, por exemplo, não devem ser esfregados com força e nem receber produtos mais pesados, pois podem perder cor e brilho.

Toque final

Depois de limpar com tanto cuidado, você certamente terá vontade de manter o seu box brilhando por mais tempo, certo? Adicione na sua lista de compras produtos antiembaçantes para vidros. É só aplicar depois da limpeza! Com eles, o box parecerá novo mesmo na presença do vapor.  

Agora que você já sabe quais produtos usar para limpar o box, que tal aprender como realizar a limpeza do chuveiro e também como limpar o vaso sanitário e o assento? No blog da Celite você encontrará todas as dicas necessárias para manter o seu espaço de banho limpo e confortável. 

 

BUSCAR