Dicas

Como prevenir mofo no banheiro

Hoje vamos falar sobre um problema que geralmente ocorre no banheiro, mas que pode ser evitado: o aparecimento de mofo.

Ao contrário do que parece, manchas de umidade não são apenas problemas estéticos. Fungos e mofos podem trazer problemas de saúde, como dores de cabeça e alergias.

Geralmente, estes contratempos ocorrem por falta de ventilação em locais com grande incidência de umidade. No entanto, outros motivos podem causar esse desconforto. Veja algumas dicas para eliminar e evitar que isso ocorra na sua casa!

Causas e cuidados

Luz natural – Janelas muito pequenas ou sempre fechadas evitam a entrada de luz natural, necessária para aquecer e secar o banheiro.

Circulação de ar – Ambientes fechados impedem a circulação de ar. O ideal é manter uma entrada e uma saída, em paredes opostas, para garantir uma ventilação mais eficaz.

Circulação de ar 2  – Caso não tenha janelas, use exaustores ou ventiladores no banheiro para melhorar a circulação de ar.

Problemas externos - Se a umidade é no teto, verifique se as telhas não estão quebradas. Vazamentos podem afetar estruturas e até mesmo instalações elétricas.

Impermeabilização - Caso um guarda-roupa ou armário embutido estiver encostado na parede do banheiro, a umidade do vapor d’agua pode danificar o móvel. Neste caso, é fundamental impermeabilizar um dos lados da parede.

Limpeza - Retire as partes mofadas, imediatamente, com uma mistura porporcional de água com água sanitária. Se a limpeza não for completa, o fungo pode retornar.

Continue acompanhando as nossas dicas e boa obra!