
Como prevenir mofo no banheiro
Hoje vamos falar sobre um problema que geralmente ocorre no banheiro, mas que pode ser evitado: o aparecimento de mofo.
Ao contrário do que parece, manchas de umidade não são apenas problemas estéticos. Fungos e mofos podem trazer problemas de saúde, como dores de cabeça e alergias.
Geralmente, estes contratempos ocorrem por falta de ventilação em locais com grande incidência de umidade. No entanto, outros motivos podem causar esse desconforto. Veja algumas dicas para eliminar e evitar que isso ocorra na sua casa!
Causas e cuidados
Luz natural – Janelas muito pequenas ou sempre fechadas evitam a entrada de luz natural, necessária para aquecer e secar o banheiro.
Circulação de ar – Ambientes fechados impedem a circulação de ar. O ideal é manter uma entrada e uma saída, em paredes opostas, para garantir uma ventilação mais eficaz.
Circulação de ar 2 – Caso não tenha janelas, use exaustores ou ventiladores no banheiro para melhorar a circulação de ar.
Problemas externos - Se a umidade é no teto, verifique se as telhas não estão quebradas. Vazamentos podem afetar estruturas e até mesmo instalações elétricas.
Impermeabilização - Caso um guarda-roupa ou armário embutido estiver encostado na parede do banheiro, a umidade do vapor d’agua pode danificar o móvel. Neste caso, é fundamental impermeabilizar um dos lados da parede.
Limpeza - Retire as partes mofadas, imediatamente, com uma mistura porporcional de água com água sanitária. Se a limpeza não for completa, o fungo pode retornar.
Continue acompanhando as nossas dicas e boa obra!