BLOG

Dicas

Conheça as espécies de plantas que vivem bem dentro de casa

Na hora de escolher uma planta para cultivar dentro de casa é natural que várias dúvidas apareçam: Grandes ou pequenas? Com ou sem flores? Precisam de cuidado diário ou esporádico? Quanta iluminação elas precisam?

Além de trazer mais vida, cultivar uma planta é uma atitude sustentável e que traz vários benefícios. O que poucos sabem é que é possível cultivar plantas em qualquer lugar da casa, basta saber quais espécies são mais apropriadas para cada tipo de ambiente.

Por isso, conversamos com a Arquiteta especializada em paisagismo Hellen Avancini que nos deu algumas dicas para trazer estas companheiras para dentro de casa de um jeitinho especial.

Cada ambiente comporta um tipo de planta. Confira:

Na cozinha, por exemplo, você pode plantar temperos como: alecrim, salsa, manjericão, orégano e tomilho. Além de decorar o ambiente, os temperos frescos dão um sabor especial para os seus pratos.

No banheiro, você pode usar as plantas como aliadas para melhorar a energia do ambiente. Não se esqueça de escolher espécies que se adaptam facilmente a locais fechados e sem muita luminosidade.

Para a sala você pode apostar nas plantas de maior porte. Aproveite o espaço disponível para investir em um vaso de chão mais robusto que combine com a decoração da sua casa.

A lavanderia também é lugar de planta! Decore o ambiente com folhagens e flores que se adaptam melhor em vasos pequenos. Assim, você deixa sua área de serviço alegre, sem comprometer a funcionalidade.

Agora que você já sabe como inserir as plantas em vários ambientes, conheça os tipos de flores que se adaptam facilmente e veja como é fácil cuidar delas.

ORQUÍDEAS COLORIDAS

As orquídeas são excelentes para serem cultivadas dentro de casa, porque necessitam de pouca luz e pouco cuidado. As orquídeas necessitam apenas de iluminação indireta, ela pode ser acomodada na sala ou no quarto, por exemplo.

DICA DE CUIDADO: Coloque suas orquídeas em vasos porosos, pois estes drenam melhor a água. Com os vasos de plástico você pode afogar a planta sem querer. 

PALMEIRA-LEQUE

Quer intensificar o verde dentro de casa? Então aposte na Palmeira-leque! As folhas grandes, franzidas num tom de verde escuro ficam extremamente atraentes em ambientes abertos. Como precisa de bastante luz, posicione-a perto de uma janela ou porta de vidro.

DICA DE CUIDADO: Remova as folhas verdes e secas com frequência e adube a planta, especialmente no verão, para mantê-la saudável por muito mais tempo.

SUCULENTAS E CACTOS

Aposte nas suculentas e cactos para ambientes que tenham menos luz natural, como o banheiro. Segundo a paisagista, as suculentas conseguem ficar cerca 14 dias sem precisar regar. “As suculentas vivem em lugares bem secos, então com a umidade do banheiro a necessidade de rega diminui ainda mais”, afirma. Mas vale lembrar que isso não serve para todas as espécies de plantas, as suculentas são uma exceção. “O vapor do banho ajuda na umidificação, mas o regar é essencial independente da umidade do ar”, alerta Hellen.

BEGÔNIAS

Para quem não dispensa flores, a boa notícia é que elas também podem ser cultivadas no banheiro. “As begônias são ideais para este espaço, já que não podem ficar diretamente na luz”, diz a paisagista. O cuidado também é mais esporádico, necessitando de rega a cada três dias.

DICA DE CUIDADO: Por serem mais delicadas que as folhagens, ter a preocupação em colocar terra fertilizada também é uma precaução para que a planta possa viver por mais tempo.

__________

Ter plantas dentro de casa agrega muito valor para o ambiente: purificam o ar, trazem alegria, qualidade de vida e cor. Já escolheu qual planta você vai levar pra casa? Conte pra gente no @MundoCelite

Leia mais: Confira 10 dicas de Feng Shui para o seu banheiro

BUSCAR