Dicas

Consumo de água no banheiro

Muitos de nós já sabemos que a água é um recurso finito. Apesar disso, basta chover um pouquinho para esquecermos os tempos de escassez, não é verdade? 

Pensando nisso, aproveitamos este tempo de férias para relembramos alguns hábitos simples que podem ajudar na economia de água e também diminuir os custos com a conta de água na sua casa!

1 - O banho deve ser rápido. Diminua o tempo de 15 para 5 minutos e economize até 90 litros de água.

2 – Feche o chuveiro quando estiver se ensaboando e reduza o consumo de água em até 80 litros. 

3 - Mantenha um balde embaixo do chuveiro para receber a água até que ela aqueça. Reutilize na descarga e para lavar o banheiro e cozinha, por exemplo.

4 - Economize mais de 10 litros de água escovando os dentes com a torneira fechada. Utilize um copo de água para enxaguar a boca.

5- Não demore ao lavar o rosto. Uma torneira aberta consome 2,5 litros de água por minuto.

6 – Feche a torneira ao se barbear. Uma dica é encher a pia de água e abrir a torneira somente para enxaguar. 

7 - Não utilize a bacia sanitária como lixeira. Nunca jogue papel higiênico, algodão, absorvente e qualquer outro resíduo.

8- Prefira bacias sanitárias com caixa acoplada. Os modelos novos, como os que têm o sistema Ecoflush da Celite, possuem regulagem de 3 e 6 litros. Já os modelos antigos ou com válvula de acionar podem consumir 18 litros de água, mas esse volume pode aumentar absurdamente se a válvula ficar pressionada por mais tempo. Também não use a descarga sem necessidade. 

9 – Verifique vazamentos. Um buraco mínimo pode gerar muito prejuízo. 

Economize água. O planeta agradece!

Continue acompanhando as nossas dicas!