BLOG

Dicas

Cuba de sobrepor: o que é, quando e como usar em banheiros

 

Se você vai construir ou reformar pela primeira vez, certamente se fará essa pergunta: qual tipo de cuba escolher para o meu projeto? Saiba que existem os seguintes formatos prontos à venda no mercado: as cubas de apoio, as de embutir, de semi-encaixe e de sobrepor, sendo esta última uma das que mais gera dúvidas sobre sua funcionalidade. A seguir, preparamos algumas dicas para você aprender tudo sobre cubas de sobrepor e qual o melhor modelo para o seu banheiro ou lavabo

 

O que é uma cuba de sobrepor?

 

O nome já sugere: as cubas de sobrepor ficam sobrepostas à bancada. Após a instalação, é possível perceber que uma pequena borda fica sobressalente, restando alguns centímetros acima da superfície onde está encaixada para dar o acabamento. Existem diversos tamanhos e os formatos variam entre redondo, quadrado, retangular e oval. 

 

Qual a diferença entre cuba de sobrepor e de embutir?

 

A cuba de sobrepor se difere da cuba de embutir pela forma como é encaixada. A cuba de embutir fica para dentro do tampo, e é fixada por baixo, deixando nenhum detalhe aparente de quem a vê de cima. Já a de sobrepor, como já explicamos no tópico anterior, deixa uma pequena sobra para fora do tampo da pia, e é encaixada por cima. Há alguns modelos da Celite que podem ser usados das duas formas. Basta escolher a execução desejada e orientar o profissional responsável pelo tampo para que seja feito o corte para o encaixe e o acabamento correto, seja ele de pedra ou marcenaria. 

 

E qual a diferença entre cuba de sobrepor e semiencaixe? 

 

As cubas de semiencaixe, diferentemente das de sobrepor que se apoiam por cima do tampo, têm apenas o fundo encaixado pois a parte frontal fica projetada para fora da bancada.

 

Qual a vantagem da cuba de sobrepor?

 

Uma das principais vantagens das cubas de sobrepor é ocupar menos espaço na bancada. Esse modelo é menos profundo do que as cubas de embutir, sendo um meio termo para quem precisa de espaço no gabinete e na pia. Além disso, no quesito visual, é uma opção mais discreta, visto que só uma pequena parte fica aparente. 

 

Como escolher a cuba de sobrepor

 

Já definiu que esse tipo de cuba é o melhor para o seu caso? Agora você pode escolher o formato: tem oval, redonda, quadrada e retangular. Já a escolha da cor deve levar em conta o projeto do seu banheiro. O ideal é usar o mesmo acabamento da bacia sanitária na cuba, assim todas as louças ficarão uniformes. Outro ponto importante é checar se combina com o tampo, seja ele de MDF, pedra ou base de alvenaria revestida com cerâmica ou porcelanato. Como as cubas de sobrepor ficam com um pequeno pedaço à mostra, vale testar uma amostra do material com as louças e demais acabamentos do projeto, fazendo um pequeno moodboard. Assim você diminui as chances de erros e visualiza melhor o resultado final. 

 

Na Celite, você encontra várias opções de modelos de sobrepor. Na linha Basic, a Q7 vem na cor branca com formato retangular e linhas retas, e a Q8 possui formato quadrado, também no branco. Já a cuba Elite possui bordas arredondadas, formato retangular e está disponível nas cores branca e preta. E para quem busca uma pia compacta, vale conferir a cuba de sobrepor redonda, com apenas 31 cm de diâmetro.

 

 

Qual torneira usar com cuba de sobrepor?

 

Acredite: combinar cuba e a torneira é o segredo para para molhar menos a bancada, evitando aqueles respingos indesejáveis ao lavar as mãos. Essa dica vale para todos os tipos de cubas e torneiras: é fundamental ter um espaço confortável entre louça e metal para o encaixe das mãos. Se o espaço for apertado demais, há grandes chances de espirrar água pelos lados. 


Para cubas de sobrepor, a melhor torneira é a de bica baixa ou de parede. As torneiras de bica alta são mais indicadas para as cubas de apoio. É importante respeitar a distância entre 10 a 14 cm entre bocal e ralo para evitar respingos.

 

Cuidados ao instalar

 

Você sabe qual a altura ideal para a bancada do banheiro? Dependendo do tipo de cuba que escolher, a altura irá variar. É recomendado deixar entre 80 e 90 cm em relação ao piso, porém o truque consiste em medir a partir da borda da louça. Essa medida leva em conta a estatura média do brasileiro, porém, se na sua casa todos forem mais altos ou baixos, vale testar o que fica mais confortável, sem que ninguém precise se curvar para lavar as mãos. 

 
 

 

Limpeza

 

Independente do modelo que você escolher, é importante tomar alguns cuidados na hora da faxina para não danificar o acabamento da louça à longo prazo. Evite sempre escovas ou buchas abrasivas, como palha de aço, que podem riscar a cuba e não use cloro. A Celite preparou um guia com mais detalhes de como limpar cubas e torneiras.

 

Dúvidas sobre cubas de sobrepor sanadas? Saiba que você inclusive pode efetuar a troca da sua sem precisar fazer sujeira. No nosso blog, tem dicas para fazer uma reforma de banheiro sem quebra-quebra!

 

BUSCAR