BLOG

Dicas

Dicas para reforma de banheiro sem quebra-quebra

Quer fazer uma reforma de banheiro, mas mora num apartamento alugado, ou deseja fugir de toda a sujeira que uma obra convencional costuma produzir? Acredite: mudar a decoração de banheiros sem obra é possível, sim. Ao optar por esse caminho, você terá um espaço renovado em menos tempo, sem quebra-quebra, e ainda contribuirá para o meio ambiente, evitando um maior descarte de materiais. Além disso, pode economizar bastante no seu orçamento fazendo pequenas mudanças.

Alguns passos mais simples, como pinturas, por exemplo, você mesmo pode fazer. Outros, como a colocação de piso sobre piso, será necessário contratar uma mão de obra especializada. Mas também é possível mudar a decoração com móveis e objetos facilmente. Descubra a seguir, com as dicas da Celite, como você poderá ter lavabos ou banheiros simples e bonitos sem reforma! 

Substitua ou dê uma nova cara para os móveis

Que tal mudar os móveis do banheiro? Gabinetes suspensos são práticos de instalar e ainda facilitam a limpeza do espaço. Você pode escolher entre kits com cuba integrada no móvel ou versões onde a louça é aplicada na bancada do gabinete com muita facilidade.

Ao trocar a pia por completo, lembre-se de respeitar as medidas ideais de bancada de banheiro. Para bancadas com cuba de apoio, o ideal é deixá-la a uma distância de cerca de 80 cm do piso. Se for de embutir ou sobrepor, ela pode ficar um pouco mais alta: aproximadamente 90 cm. Preste atenção também em quem usará: se for uma pessoa muito alta, por exemplo, considere uma altura confortável para realizar o movimento de se abaixar para lavar o rosto. 

Se desejar manter o móvel existente no projeto, existem algumas opções para renová-lo. Você pode trocar as cores facilmente pintando com tinta. Basta lixar bem, usar um fundo preparador e aplicar uma tinta esmalte sintética, epóxi ou verniz. A segunda opção é adesivar portas e gavetas. É super simples: basta cortar no tamanho desejado e aplicar com cuidado e auxílio de uma espátula para não deixar bolhas de ar.

E o toque final, que muita gente esquece e que faz toda a diferença: os puxadores. Trocá-los é relativamente simples e você pode mudar as cores, acabamentos e formatos em poucos minutos e sem qualquer sujeira. É aquele detalhe que faz toda a diferença! 

Trocar piso e revestimentos de parede sem fazer muita sujeira

Massa acrílica sobre cerâmica existente e piso sobre piso, já ouviu falar? Essas duas técnicas permitem a adição de um novo revestimento sem eliminar o atual. Mas existem alguns cuidados que você precisa se atentar antes da instalação. 

A massa acrílica, quando aplicada sobre outro revestimento, deixa a superfície com cara de parede de alvenaria. Ou seja, você pode pintar da cor que quiser depois. Porém, certifique-se que o revestimento não está oco ou com alguma infiltração, pois o mal assentamento, somado ao peso natural da massa, pode resultar na queda de ambos. Por isso é tão importante um profissional especializado para fazer esse serviço na sua casa ou apartamento, combinado?  

Caso você queira aplicar um revestimento sobre outro, também é possível, tomando o mesmo cuidado de checar se o assentamento atual está em bom estado. Vale lembrar que existe um tipo de argamassa próprio para esse tipo de assentamento. Outro cuidado é avaliar se o nivelamento do novo piso não irá afetar a abertura de portas e o funcionamento dos ralos - caso afete, será necessário fazer cortes ou prolongamentos. 

E para quem mora em casa ou apartamento alugado, adesivos vinílicos também são uma opção para aplicar e retirar facilmente sobre o acabamento de parede existente. Nestes casos, para esconder um piso manchado, uma bela passadeira pode funcionar e até decks de madeira podem ser usados, como uma solução temporária, para cobrir um piso manchado na área molhada do box, por exemplo.

Dicas para pintura de parede, teto e de azulejos

E pintar o revestimento no banheiro, pode? Sim, desde que você utilize uma tinta epóxi própria para a superfície (de parede ou piso). Também é preciso deixar o azulejo bem limpo para uma aderência perfeita. E lembre-se que, depois de tudo pronto, você precisará fazer uma limpeza diária mais cuidadosa do seu banheiro para não descascar. A manutenção, nesse caso, também irá mudar.

Caso você tenha uma parede de alvenaria, tudo bem. Pintar com uma nova cor já vai dar uma nova cara para o ambiente. Só lembre-se que banheiros sem revestimento cerâmico precisam ter uma boa ventilação. Assim você evita que as paredes fiquem manchadas pelo vapor do banho. Outra opção, para não ter esse problema, é usar um box até o teto, e ter uma ventilação ideal para expulsar a umidade, de preferência natural. As tintas laváveis são as melhores opções para banheiros, mas use sempre fora do banho, combinado? Já no teto, opte por tintas antimofo.

Trocando torneiras e acessórios

Uma bancada de banheiro adequada vai além da estética e a escolha da torneira, do chuveiro e da cuba são muito importantes para o seu conforto durante o uso. 

Efetuar a troca dos metais e vai renovar a decoração se você escolher modelos com design ou acabamento diferenciado. Mas atenção: para fazer essa mudança sem quebra-quebra, é necessário escolher modelos do mesmo tipo. Por exemplo: se a sua pia tem uma torneira de bica baixa, evite substituir por um modelo de parede. Embora elas ofereçam um espaço maior na bancada, as torneiras de parede costumam ter uma altura maior e para modificá-la por outro tipo é necessário checar se o encanamento precisa ser ajustado e, para isso, a parede teria que ser quebrada. Portanto, se você possui uma torneira de bica alta, busque outra com design diferente, mas igualmente alta.  Ao escolher a sua nova torneira ou misturador, certifique-se adquirir uma com a mesma polegada de conexão (½ ou ¾, por exemplo), para facilitar o encaixe sem adaptadores.

Com esses detalhes resolvidos, a troca em si é muito simples. Quanto ao design, existem opções no mercado, que vão do clássico ao moderno, com versões cromadas e coloridas para personalizar o seu espaço. Uma novidade da Celite é a linha Flow, que conta com torneira e misturador para água quente e fria com jato cascata, perfeita para banheiros modernos. De bica alta, nas versões de mesa e parede, ela cria um efeito de banheiro de spa!  

Você também deve se atentar às medidas atuais da sua bancada e fazer ajustes caso seja necessário. A altura ideal para a torneira vai depender da louça: as de bica alta, por exemplo, funcionam bem com cubas de apoio, enquanto os de bica baixa tem um melhor encaixe com cubas de sobrepor e de embutir. 

A dica, para evitar respingos pela bancada durante a lavagem das mãos, é deixar uma distância de 10 a 15  cm entre o topo da cuba e a saída de água. Assim você pode usar com todo o conforto e sem fazer sujeira.

Lembre-se de trocar também os outros acessórios, como um novo toalheiro ou ganchos de parede. É importante optar por itens da mesma linha de metais ou com estilo bem similar. Quando as peças têm o mesmo desenho, a decoração fica muito mais harmônica. 

Renove também as louças sanitárias

Que tal trocar a bacia sanitária ou a cuba por um modelo diferente? Você pode substituir, inclusive, por outras de cores diferentes, além do tradicional branco brilho. Na Celite, há variações como cinza, preto e outros tons mais puxados para o bege, além do branco matte. Tem também cuba e vaso sanitário preto fosco, que mudam completamente a decoração de banheiros! 

Porém, nem só a estética é importante para tomar essa decisão, caso a troca das louças seja algo necessário no seu projeto. Considere também as dimensões da peça e modelo. Substituir uma cuba de apoio por uma de embutir ou sobrepor provavelmente precisará de ajustes na parte hidráulica ou na bancada com marcenaria, se houver. O mesmo acontece na substituição das privadas: se a descarga for diferente da existente, também será necessário mexer na tubulação. Portanto, se a ideia é não fazer obra, opte por cubas e bacias do mesmo tipo, bacia com caixa acoplada por outra do mesmo tipo, bacia convencional por outra da mesma natureza, e assim por diante.

 

Use espelhos para ampliar o banheiro

Um dos fatores que ajudam a fazer um banheiro pequeno parecer maior é o uso adequado dos espelhos.

Eles muitas vezes duplicam o campo de visão e, consequentemente, dão aquela sensação de amplitude. Caso seja possível, você pode colocá-los bem em frente à janela, para obter mais iluminação natural durante o dia, ou em frente à porta de entrada. Outra opção é ocupar boa parte da parede da pia, de uma ponta da parede à outra, ou então fazer na mesma medida da largura da bancada. 

Espelhos com formas orgânicas estão em alta na decoração, mas não podemos deixar de citar o tradicional espelho com armário, um curinga para obter mais espaço de armazenagem em banheiros compactos.  

Como iluminar o banheiro

Um dos pontos primordiais na decoração é definir a iluminação certa, e os banheiros requerem uma atenção ainda mais especial. Com a temperatura de cor e posicionamento corretos, o espaço fica mais confortável, relaxante, e pode até parecer maior do que realmente é. Tomar uma boa ducha após um dia exaustivo vai ficar ainda mais agradável com um bom projeto luminotécnico. 

A luz natural que vem da janela é sempre bem-vinda e devemos trazer essa mesma sensação de conforto na hora de escolher a iluminação artificial. Como o banheiro exige algumas atividades como fazer a barba ou maquiar-se, a luz branca se faz necessária para garantir mais visibilidade. Porém, faça circuitos separados e utilize lâmpadas de luz fria apenas em pontos estratégicos, sempre balanceando com uma iluminação indireta e luz quente. 

Também atente-se às sombras que a luz pode fazer de maneira incorreta no seu rosto. Uma dica é usar spots direcionáveis para realizar esses ajustes e optar por arandelas, sempre que possível em dupla, colocadas na altura da face. Espelhos com iluminação com fita de LED atrás também são bem-vindos. Nesses casos, uma luz mais quente trará um clima aconchegante. 

Outra dica importante é levar em consideração as cores do banheiro e o brilho dos acabamentos. Se usar tons mais escuros, talvez seja necessário compensar com uma luz mais intensa.  

Decoração personalizada

 

O banheiro também precisa ter objetos decorativos que proporcionem identificação e um toque agradável. Materiais com textura, como a palha, sisal, madeira aquecem qualquer decoração e deixam tudo mais aconchegante. Procure seguir uma mesma linha, de tons e acabamentos, para que o visual fique mais harmônico.

 

Toalhas, tapetes, cestos e caixas, dispensers para sabonete líquido são alguns elementos que ajudam a mudar o espaço em instantes. Você pode escolher um conjunto de tecidos com uma cor mais vibrante, para contrastar com os revestimentos escolhidos, ou fazer tudo no mesmo tom e obter um resultado monocromático.

Quadros também são excelentes formas de trazer cor e personalidade aos banheiros. Escolha uma imagem que lhe agrade, com algum tom semelhante do projeto, e posicione na parede contrária à da pia, lugar em que provavelmente não haverá tubulações de água. Para completar, coloque algumas velas aromatizantes, que além de decorar, proporcionam um cheirinho agradável e dão aquele clima para um banho de spa!

 

Plantas para banheiro   

 

Engana-se quem pensa que não podemos ter plantas no banheiro. Desde que você tenha uma boa iluminação natural, há muitas espécies diferentes que vão adorar ficar num ambiente como esse. Isso porque algumas plantas são mais acostumadas com climas quentes e principalmente úmidos. Logo, seu banheiro vai ficar mais bonito e suas verdinhas também agradecerão. 


Caso haja espaço na sua bancada, você pode escolher vasos com um acabamento decorativo. Também vale investir numa prateleira alta ou suportes individuais, com uma distância suficiente do teto para posicionar a planta sem amassar as folhas. Plantas pendentes ficam lindas no alto dos banheiros e poderão crescer bastante. As jiboias ou filodendros são ótimas espécies para este caso. Outros tipos de plantas resistentes e que adoram ambientes úmidos: babosa, lírio da paz, bromélias, begônias e samambaias. 


Preparado para mudar a decoração do seu espaço gastando pouco e sem quebra-quebra? Não deixe de conferir no blog o guia com as medidas mínimas para banheiros confortáveis e uma série de dicas para não cometer erros comuns de projetos de banheiros!

BUSCAR