Torneira para cozinha: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Da escolha dos produtos à instalação, confira um guia completo para acertar em todos os detalhes!

Torneira para cozinha: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

A cozinha é o coração da casa, e cuidar desse cômodo tão movimentado é tarefa que exige atenção, seja durante uma reforma ou na construção de uma nova residência. Para te ajudar nessa missão, listamos abaixo tudo o que você precisa saber na hora de escolher os metais da cozinha. Confira!

Área de churrasqueira com decoração rústica leva a torneira Gourmet da Celite

1. Qual a diferença entre torneira, misturador e monocomando?

A diferença entre esses três modelos de metais reside no controle de temperatura da água. As torneiras oferecem apenas água fria, enquanto os misturadores e monocomandos têm as duas opções: água fria e água quente.

Fornecendo apenas água fria, as torneiras costumam ser uma opção mais barata entre as três. Mas é importante escolher o metal analisando cada detalhe do produto, e não apenas o custo final, pois ele é indispensável em diferentes cômodos da casa e seu uso é constante. Pense: quantas vezes você utiliza a pia da cozinha por dia? 


Os misturadores são aquelas torneiras com dois registros: um fornece água fria e outro água quente. A principal vantagem é a facilidade de misturar, adequando a temperatura como você quiser. Isso garante praticidade na hora de lavar uma panela engordurada, por exemplo.

Todo esse conforto da água aquecida requer uma estrutura básica que pode ser um sistema de aquecimento elétrico, a gás ou proveniente de energia solar. Se você tem esse recurso ou consegue adaptá-lo na sua casa, não tenha dúvidas que o misturador é uma boa escolha.

Outra opção, também para quem tem infraestrutura para água quente na cozinha, é usar o monocomando, que oferece água fria e água quente em apenas um registro. A tecnologia permite economizar água, pois com apenas uma alavanca você consegue alterar a temperatura sem desperdícios.

Isso se dá pelo exclusivo sistema Coldstart® da Celite, em que você ativa primeiramente a água fria e aos poucos tempera com a água mais quente. Dessa maneira evita ativar o aquecedor quando não necessita de água quente, diminuindo o consumo de energia ou gás.
 

E o que as torneiras, misturadores e monocomandos possuem em comum? Vale destacar que na Celite, todos eles possuem arejadores e contam com sistema de acionamento de ¼ de volta, que economiza até 50% de água.  

2. Qual o melhor tipo de instalação?

Definido o tipo de metal que irá utilizar em sua cozinha, o próximo passo é descobrir a melhor instalação para o seu cômodo. São duas opções: parede ou mesa. 
 

Modelo torneira de parede da linha Celite Colors na cor preta

Como o próprio nome entrega, a instalação de parede fixa o metal diretamente no ponto de água da parede. Já torneiras ou misturadores de mesa são fixadas na pia e as mangueiras que ficam embaixo da bancada levam a água até o encanamento da parede. 

Caso a opção seja por instalação na parede, é preciso verificar se o ponto de saída está a 30 cm de distância do fundo da cuba. Assim, você garante o movimento livre das mãos durante as tarefas diárias, principalmente quando for lavar aquela panela grande. 

No caso das reformas, vale ressaltar que a troca de um modelo de instalação por outro exige certo quebra-quebra e a retirada de revestimentos. Afinal, é necessário mudar a saída de água de lugar. Já para quem está construindo do zero, vale levar em consideração o tamanho do ambiente antes de escolher, pois a instalação na parede ajuda a economizar espaço da bancada, algo que em metragens reduzidas é extremamente valioso.

Já em relação à manutenção, um mito é acreditar que o modelo de mesa é mais fácil de acessar. Ainda que seja possível avistar parte de sua instalação, por vezes pode ser até mais complexo reparar, exigindo a retirada de armários sob medida, por exemplo. Por outro lado, caso seja necessário a retirada de algum azulejo para o reparo, as de parede exigirão a substituição do revestimento por outro igual, uma vez que essa área fica à mostra. 

3.  Estilos de cozinhas e área gourmet 

O estilo de decoração da cozinha ou da área gourmet é um grande guia na hora de escolher os metais que irão compor o ambiente. 

No caso dos espaços minimalistas, vale investir em metais com linhas finas, como por exemplo o monocomando da Linha Prática com design em L. 

Já para os apaixonados pelo retrô, aposte em um modelo com charme vintage, como o Monocomando para cozinha de mesa, da linha Ecoline. 

Quem prefere um visual mais futurista e gosta muito de cozinhar, a dica é investir no Monocomando para cozinha de mesa, da linha Gourmet Celite.
 

Para os fãs de cores e ambientes modernos e descolados, a linha Celite Colors tem opções no preto matte e vermelho, ambos com um toque aveludado.

Outro estilo de decoração muito comum em cozinhas é o industrial. Se este for a sua cara, que tal a torneira para cozinha de mesa Celite One?

Lembre-se que você também pode misturar estilos diferentes num mesmo projeto. Ainda em dúvida? Vá até a sua cozinha ou confira as referências de ambientes que salvou e descubra o estilo que mais combina com você. Na sequência, confira as diversas opções de metais para cozinha disponíveis na Celite e escolha a que mais lhe agrada. 

4. Metais cheios de diferenciais

Para fugir do comum e aliar design e praticidade, alguns metais oferecem vantagens surpreendentes. Por exemplo, a linha Kitchen conta com dois tipos de jatos (um mais espalhado para a limpeza de alimentos; e outro mais concentrado). Além disso, ela conta com bica extraível, que você pode soltar do corpo do metal e mover para vários lados da bancada. Essa maleabilidade facilita muito a limpeza da pia. 

Na torneira da linha Kitchen, dois tipos de jatos são acionáveis na parte superior da peça
 
Outra opção interessante para quem gosta de praticidade é a linha Gourmet. O diferencial do produto está no design marcante com a bica extraível em molas, criando um corpo flexível que facilita ainda mais a limpeza. Ela também possui dois tipos de jato, um mais concentrado e outro mais espalhado.
 

Modelo Gourmet de mesa, com bica extraível e dois jatos diferentes

5. Tipos de arejadores

As torneiras e monocomandos da Celite já possuem arejador acoplado. Ele pode passar despercebido à primeira vista, já que em alguns modelos é oculto, mas faz toda a diferença na usabilidade do produto. É o arejador que reduz o impacto da água e diminui os respingos, além de oferecer sensação de maior volume de vazão. Mas há um outro grande benefício: a economia de até 50% da água. 

Existem diferentes formatos de arejadores. Um deles é o convencional, que surge na pontinha do metal, quase como um detalhe estético, mas com as vantagens que já enumeramos. Esse é o caso da torneira para cozinha de mesa, da linha Smart-N.

Outra opção é o modelo de arejador articulado, que como o próprio nome entrega, é possível movê-lo para direcionar o jato de água, como nessa torneira para cozinha de parede, da linha Up.


Outro arejador para investir é o modelo com dois jatos, como o presente nas linhas PráticaGourmet e Kitchen.

Dentre tantas opções, a missão de escolher os metais para cozinha torna-se divertida. No blog da Celite, tem muito mais dicas para quem também está renovando o banheiro da casa.

Aproveite!

 

Adicionar ao carrinho

View