Como escolher acabamento de registro para banheiros e lavabos

Confira dicas para escolher o modelo certo desse acabamento usado para cobrir o registro responsável por abrir e fechar o acionamento de água do seu banheiro

Confira

Está encarando a sua primeira reforma e começou a pesquisar os produtos para comprar? A Obra tem sempre muito detalhe e pra quem é novo no assunto, parece um bicho de sete cabeças. E quando a reforma é no banheiro ou lavabo, um dos itens que mais geram dúvidas é como escolher o acabamento de registro. Vem que a gente te ensina a não errar e optar pelo modelo ideal. 

O que é base de registro e acabamento de registro

O primeiro passo é entender que registro e acabamento de registro são duas peças diferentes e que você vai precisar analisar ambas para que sejam compatíveis e encaixem uma na outra com facilidade. 

O registro ou base de registro é uma peça-chave da hidráulica do seu banheiro. É ele que faz a conexão e determina se a vazão da água está aberta ou não. Essa peça fica oculta, dentro da parede.

Apenas um pedaço dela fica para fora, e é nessa extremidade que é encaixado o acabamento de registro, que, como o próprio nome já diz, dá o acabamento. Essa peça contribui não só para a estética do seu banheiro como também para a funcionalidade. Com o encaixe correto entre acabamento e base de registro, o abrir e fechar fica muito mais confortável e sem vazamentos. 

Identificando o tipo de registro

O segundo passo é analisar qual registro você tem dentro da sua parede. Existem dois tipos: os registros de GAVETA e os de PRESSÃO.

Os registros de pressão são aqueles que abrem e fecham o chuveiro, por exemplo. Já aquele registro que interrompe todo o fornecimento de água do banheiro para fazer algum tipo de reparo é chamado de registro de gaveta. Geralmente, eles ficam fora da área do box. 

Vale lembrar que os acabamentos de registro podem ser encaixados tanto em registros gerais, quanto para acionar alguns metais como o chuveiro.

Contando as estrias

Agora que você já sabe se o seu registro é de pressão ou gaveta, o próximo passo é identificar quantas estrias ele tem. Retire o acabamento do registro e conte quantos dentes compõem a peça. Elas devem ter 16, 20 ou 19 estrias. 

Se o registro tiver 16 estrias, você pode optar por qualquer linha da Celite que chamamos de registro Base Celite ou Reforma. Se tiver 20 estrias, você deve usar o Base Celite. 

Qual o tamanho do meu registro?

O quarto passo é descobrir se o seu registro é pequeno ou grande. Existem registros de várias polegadas diferentes, mas basicamente são dois tamanhos de bitolas: 1/2, 3/4 e 1 polegada, sendo este o registro de menor tamanho, ou 1.1/4 e 1.1/2'', considerado o maior. Se você vai reformar um banheiro e não irá trocar o registro instalado, a identificação da polegada não fica visível. Mas tem algumas pistas que podem te ajudar.      

Acabamentos da linha Flow com a mesma base Celite mas em dois tamanhos diferentes: repare que, à esquerda, temos o acabamento menor, para bitolas  1/2, 3/4 e 1", e o maior à direita, para 1.1/4 e 1.1/2''.

Os registros de pressão, aqueles que costumam estar abaixo do chuveiro, levam sempre acabamentos de 1/2, 3/4 e 1" (menor tamanho). Os registros de gaveta, que fecham o registro geral e costumam ficar fora do box, podem ser dos dois tamanhos. Não é uma regra, mas geralmente quando o banheiro tem bacia convencional, a base de registro é a maior, de 1.1/4 e 1.1/2''. 

Outro ponto a ser observado é comparar o diâmetro do registro do chuveiro com os demais. Se forem todos iguais, é sinal de que todos têm a menor bitola, de 1/2, 3/4 e 1 polegada.

Acabamento de registro Flow e Chuveiro Smart

 

Em alguns casos os registros podem estar muito pra fora da parede ou muito pra dentro, e por isso talvez você ainda precise de um adaptador ou prolongador para instalar o seu acabamento de registro. Isso costuma acontecer em reformas, principalmente ao aplicar um novo revestimento sobre o existente. Na dúvida, guarde o acabamento de registro atual como referência e leve numa loja para identificar com um especialista. 

Com essas informações você já consegue escolher o acabamento de registro certo pro seu banheiro. Então é só acessar o e-commerce da Celite e conferir nas especificações do produto. 

No blog da Celite você também encontra dicas de reforma de banheiro pequeno e o antes e depois de um lavabo compacto e funcional. 

E para ficar sempre atualizado sobre as novidades da marca, segue a gente no Facebook, Instagram e YouTube.
 

Produtos relacionados

Adicionar ao carrinho

View