Bacia sanitária com ou sem caixa acoplada? A Celite explica

Entender o funcionamento e as vantagens de cada alternativa é o caminho certeiro para otimizar o ambiente ao máximo.

Confira

Durante o planejamento da reforma ou construção do banheiro, a escolha da bacia sanitária, protagonista do ambiente e um dos itens que mais gera dúvida, é um momento desafiador. Tendo em vista a variedade de produtos disponíveis no mercado, com diferentes tecnologias, modos de instalar e manter, qual a melhor alternativa? Vale mais a pena um modelo com caixa acoplada ou sistema de válvula convencional?

O fator determinante para a escolha de um sistema ou outro é o projeto hidráulico do local. Vale ressaltar ainda que tanto o modelo convencional como o com caixa acoplada cumprem sua função com eficiência e diferem-se, basicamente, pela maneira de fixação, manutenção e consumo de água. Por isso, para auxiliar na seleção do modelo, a Celite, marca que entende o DNA do banheiro brasileiro, detalhou as vantagens e o modo de funcionamento de cada tipo e apresenta opções em seu portfólio que se encaixam nos diferentes tipos de bacia.

Raio-x dos dois sistemas

Para além do design, a diferença entre os modelos começa a ser vista na parte hidráulica. Isso porque a bacia sanitária convencional, acionada por uma válvula, exige que o centro do esgoto esteja a 26 cm da parede, já a versão com caixa acoplada pede 30 cm. É justamente essa medida que responde a uma das dúvidas mais comuns: “é possível acoplar uma caixa em uma bacia sanitária tradicional”?

A resposta é não! A posição do ponto de esgoto de uma bacia com caixa acoplada é diferente do ponto de uma bacia convencional, sem caixa. Assim, sem uma reforma, trocar um modelo pelo outro não é recomendado. É necessário ajustar a hidráulica para aí sim, utilizar o modelo de bacia com caixa acoplada, que é mais sustentável que o convencional.

Caixa acoplada

Uma imagem contendo no interior, edifício, quarto, pequeno Descrição gerada automaticamente

Compacta, a bacia sanitária VIP, com caixa acoplada e 59 cm, une suas dimensões com a alta funcionalidade e qualidade que só os produtos Celite oferecem. | Foto: Divulgação Celite

Economia, sustentabilidade e limpeza são alguns dos benefícios exclusivos das bacias sanitárias com caixa acoplada. Nelas, a caixa acoplada é responsável por armazenar a água proveniente da caixa d’água, enquanto o mecanismo de descarga cuida de limitar o uso da água. Os modelos mais modernos contam com o duplo acionamento, onde 3 litros eliminam dejetos líquidos e 6 litros eliminam os sólidos. Por meio dessa funcionalidade, é possível limitar a quantidade máxima de água a ser usada na descarga, poupando o recurso natural. Na Celite, este tipo de descarga é chamado de EcoFlush®.

Sistema_eco_flush_3L_6L

Sistema de descarga EcoFlush® 3l/6l para bacias com caixa acoplada | Foto: Divulgação Celite

Além do sistema EcoFlush®, as bacias sanitárias com caixa acoplada da Celite dispõem do Sistema Smart Clean® | Harpic, em que o compartimento anexado à caixa acomoda o bloco de limpeza Harpic. O produto se dissolve em contato com a água e o acionamento da descarga libera o líquido que promove a limpeza e perfume da bacia.

58f5a633d87397e81545cbde7850032e

A caixa acoplada Smart Clean® | Harpic é compatível com 8 modelos de bacias sanitárias da marca | Foto: Divulgação Celite

Modelo Convencional

A bacia sanitária convencional Smart está disponível nas cores Branco, Pergamon e Preto – no acabamento brilho – e nas cores Beige, Branco Matte, Stone, Matte Black – no acabamento fosco. Apresenta saída vertical e é indicada para as tubulações tradicionais | Foto: Divulgação Celite

Neste sistema, apenas a bacia fica aparente oferecendo um visual clean e minimalista. Para isso, a válvula de descarga é instalada na parede junto ao cano de água, que de um lado oferece mais pressão no acionamento e do outro usa mais água, já que é controlado pelo usuário. O que nem sempre significa um consumo consciente, considerando que geralmente é liberado mais água do que o necessário para eliminar os dejetos.

Dessa forma, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os projetos devem contar com uma vazão de 1,7L/s para bacias sanitárias convencionais, ou seja, caso a válvula de descarga seja pressionada por 4 segundos ou mais, já estará desperdiçando água quando comparada ao sistema da caixa acoplada.

É importante lembrar também que como os equipamentos estão embutidos dentro da parede, se torna inevitável a quebra para manutenção.

Tecnologia: Sistema de descarga Rimless®

Muito presente nas bacias sanitárias europeias, essa tecnologia ajuda a limpar as paredes internas da bacia. A água sai por um orifício central, que, por sua vez, circula por toda a parte interna da bacia. Esse sistema garante alta performance já que o design do produto apresenta paredes internas mais lisas, sem ângulos ou cantos onde a sujeira possa se acumular.

Design que facilita a limpeza: graças à tecnologia Rimless®, o desenho interno da bacia sanitária permite que a água flua por toda a estrutura, garantindo a lavagem total da parede interna do produto | Foto: Divulgação Celite

Para garantir a alta performance das bacias sanitárias, a Celite incorporou o sistema de descarga Rimless® nos modelos Net, Vip e Celite Slim. Além das tecnologias Jato Plus e sifão de 50 mm, que diminuem o risco de entupimento.

 

O Jato Plus assegura que 40% da força da descarga seja direcionada para arrastar as impurezas da água de maneira rápida e silenciosa. Já o sifão de 50 mm evita riscos de entupimento | Foto: Divulgação Celite

 

Texto escrito por DC33 Comunicação

Ainda tem dúvidas? Temos mais dicas espertas para você! Criamos um guia completo para evitar o terror do banheiro entupido. Clique aqui e acesse.

E para ficar sempre atualizado sobre as novidades da marca, segue a gente pelo FacebookInstagram e YouTube.

Adicionar ao carrinho

View