Veja como evitar o mau cheiro no banheiro!

Fácil de notar e super incômodo, o mau cheiro no banheiro ou lavabo pode ter diferentes causas.

Veja essas dicas e evite o mau cheiro!

O problema pode estar no acúmulo de dejetos no interior do vaso sanitário ou na tubulação. Na má elaboração da parte hidráulica durante a obra e na falta do tubo de ventilação na rede. A limpeza incorreta, a falta de manutenção da caixa do esgoto,  problemas com a vedação ou até mesmo a instalação errada do vaso sanitário podem ser as causas do mau cheiro no seu banheiro. Mas não se preocupe, abaixo listamos algumas dicas para ajudar você a identificar a raiz do problema e resolver a questão de uma vez por todas. 

1.Tubulação

Em primeiro lugar, antes do início da obra, é importante verificar em qual tubulação de esgoto a bacia sanitária será instalada. “A bacia sanitária deve utilizar sempre o canal de esgoto primário. Enquanto isso, pias e chuveiros ocupam o canal secundário, que conta com caixa sifonada”, explica Rodrigo Hernandes, gerente de pós-vendas da Celitel.

A diferença entre os canais de esgoto é simples. No primário, a tubulação tem contato direto com gases da rede coletora pública ou privada e as instalações são protegidas por um fecho hídrico, uma camada de água que impede o odor de retornar pela tubulação. 

Já o secundário não possui contato com os gases da rede coletora e é composto por peças e tubulações instaladas a partir de caixas sifonadas, no sentido do escoamento. Desta forma, fazem parte desse esgoto as instalações de pias, tanques e ralos de modo geral.

2. Atenção com as medidas!
Após observar a tubulação, é fundamental decidir qual tipo de vaso sanitário você deseja ter para que a distância da parede para o centro do esgoto seja feito conforme requerido pelo produto.

Explicaremos a seguir as diferenças.

1. A distância entre a parede (já finalizada no pós-obra) e o centro do esgoto deve ser de 30 cm se a bacia possuir caixa acoplada. Para bacias convencionais, a distância será de 26 cm; 

2. A altura da entrada de água precisa estar a 20 cm do piso (também já acabado no pós-obra); 

3. Já a distância que separa o ponto da parede que direciona o centro do esgoto e a entrada de água deve ser de 15 cm, conforme exemplifica a imagem abaixo:

3. Confira o nível do piso acabado

Para que haja uma boa vedação o tubo do esgoto deve estar no nível do piso acabado ou 1 cm acima, isso evitará o escape do mau cheiro por ali. Também verifique se o aparelho está bem nivelado em relação ao piso
O tubo do esgoto deve estar no mesmo nível ou até 1 cm acima para garantir uma boa vedação

4. Vedação

Foi possível conferir se estes passos foram executados corretamente durante a obra? Agora é preciso colocar o anel de vedação da forma correta para evitar que o odor retorne da tubulação. Vale lembrar que caso você esteja instalando pela primeira vez, o anel deve ser conectado primeiro ao sanitário e só depois ao esgoto. Para isso, é necessário tombar a bacia sanitária e verificar se o encaixe da massa azul ao canal de saída está perfeito e sem escapes.

O anel de vedação tem o papel de evitar que o odor retorne da tubulação do esgoto. Este modelo, com guia, facilita a instalação.

5. Selo hídrico

O selo hídrico é um sistema utilizado em ralos sifonados de chuveiros, áreas de serviço e vasos sanitários. Ele é utilizado para impedir que os gases retornem para o ambiente. No caso do vaso sanitário, é necessário conferir se a válvula de entrada de água está permitindo uma reposição do selo hídrico corretamente. A água deve ter no mínimo 5 cm de altura para garantir que essa barreira funcione. 


O selo hídrico deve ter no mínimo 5 cm de altura para barrar o retorno do mau cheiro

Aprenda com o nosso especialista!

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre como realizar a instalação perfeita da sua bacia sanitária e evitar o mau cheiro, confira o passo a passo no vídeo, clique aqui
 

Testes de performance

De acordo com os testes de performance exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), toda bacia sanitária deve ser capaz de eliminar 100 esferas com uma única descarga. A bacia sanitária VIP elimina até 400 esferas de uma única vez e cumpre com excelência os objetivos da bacia. Desta forma, os dejetos são eliminados do banheiro e levados por toda a extensão da rede de esgoto, de maneira que, quanto mais distante os dejetos estiverem, menor é o risco de que haja retorno do mau cheiro para o ambiente.
 

Teste de performance realizado no laboratório da marca. A bacia VIP tem uma performance 4x maior do que a norma ABNT exige.

"Os testes de performance das bacias da Celite superam os requisitos mínimos exigidos pela norma ABNT. Segundo a norma, o teste de transporte de sólidos deve levar no mínimo 10 metros, entretanto, nossas bacias com o sistemas Rimless®, Ecoflush® e Jato Plus, como Celite Slim, VIP e Net, transportam 18 metros. Este é um diferencial muito importante”, discorre Rodrigo. 

O gerente de pós-vendas da Celite ainda reforça que, além de não haver retorno do cheiro ruim, as bacias sanitárias Celite ainda cumprem com excelência o restante dos objetivos do produto: a parede da bacia sanitária é lavada corretamente no momento da descarga e os dejetos são removidos tanto da bacia, quanto do sistema de esgoto em um único acionamento.

Assista o vídeo, clique aqui

 A escolha do vaso sanitário ideal

Já entendeu os cuidados na hora de instalar, mas está em dúvida de como escolher a melhor bacia sanitária para o banheiro? A escolha do vaso sanitário correto é outro fator determinante para eliminar de vez o cheiro desagradável do banheiro. Uma peça com um sistema de descarga eficaz, que elimina todos os dejetos de uma única vez, com um design bem pensado e desenvolvido com materiais de qualidade e tecnologias exclusivas é o próximo passo para um banheiro livre do mau cheiro. 

Se banheiro e lavabo pequeno for o seu caso, a Celite tem soluções tecnológicas e confortáveis como a VIP. Com apenas 58 cm de profundidade, a bacia com caixa acoplada surpreende pelas funcionalidades.        

Bacia VIP com caixa acoplada Smart Clean® | Harpic 3/6L Touchless: a tecnologia prolonga a sensação de limpeza e agora conta com o mecanismo Touchless, que dispensa a necessidade do toque das mãos ao dar descarga.

Combinando o jato plus, uma saída de água frontal mais forte, ao sifão de 50 mm, o produto reduz ao mínimo o risco de entupimento. Já o sistema Rimless, que permite que água limpa passe por todo o sanitário antes de entrar em contato com os dejetos, e o SmartClean® I Harpic, um dispositivo que recebe um bolacha Harpic de aromatização e higienização, prolongam a sensação de limpeza. A VIP ainda pode economizar até 60% de água, graças a descarga EcoFlush que conta com dois acionamentos: um de três e outro de seis litros. 
 

Apresentando uma solução de simples uso e que facilita a rotina de asseio, a colocação de blocos desinfetantes é realizada dentro da caixa acoplada por meio de um compartimento exclusivo localizado à direita da caixa.

Se o espaço não for problema pra você, também há diversos modelos de bacias sanitárias da Celite disponíveis, que variam no visual, cor e entregam a mesma eficiência e tecnologia. Vale conhecer a nova linha Celite Slim, que tem o desempenho de altíssima performance, um vaso sanitário de cantos arredondados, com design fluído e discreto. 
 

Aliado ao desenho da peça, a bacia Celite Slim incorporou tecnologias que cooperam para o empuxe efetivo dos dejetos 

Outra opção com tecnologia completa e de alta eficiência é a bacia Net, vaso sanitário de cantos arredondados, com design jovial e acessível. 

A a bacia Net é completa e tem alta eficiência possui as tecnologias que fazem toda a  diferença no banheiro

Para garantir a alta performance das bacias sanitárias, a Celite incorporou todas essas tecnologias citadas nos modelos Celite Slim, Net e Vip.

Cuidados extras para se livrar dos odores no banheiro 

Mesmo com todas as tecnologias empregadas nos produtos Celite, a instalação correta da bacia sanitária e com a hidráulica efetuada corretamente, o banheiro ainda exige uma constante manutenção de limpeza. 

Além de faxina comum no ambiente, é necessário realizar a limpeza e manutenção da caixa de esgoto entre 2 a quatro vezes ao ano. Também evite jogar papel higiênico, absorvente ou qualquer tipo de objeto no vaso. 

E não esqueça de observar se o mau cheiro está presente apenas no sanitário ou também nos ralos das pias (cozinha e/ou banheiro) e no chuveiro. Dessa forma é possível rastrear a verdadeira origem do problema. 

Como limpar a bacia e a caixa acoplada

Para evitar riscos e manchas, o combo da limpeza de banheiro perfeita conta com: pano macio, água, sabão neutro, desinfetante sem cloro e escova com cerdas macias. Kit montado? Então mãos à obra. 

Primeiro, coloque o desinfetante dentro da bacia sanitária e deixe agir por alguns minutos. Na sequência, utilize a escova macia para esfregar todos os cantinhos internos e também as bordas da louça. Por fim, enxágue. 

Por fora da bacia, na caixa acoplada e no assento, utilize o pano macio embebido em água e sabão neutro. Lembre-se de não usar nenhum produto à base de cloro para evitar manchas. Itens abrasivos também podem riscar a louça, portanto passe longe deles. Durante todo o processo, vista-se com luvas e máscara de proteção. 

Com essas precauções, a tarefa de garantir um banheiro bem conservado, limpo e cheiroso fica ainda mais fácil.

Adicionar ao carrinho

View