4 dicas para projetar um banheiro funcional

Associado ao relaxamento, o banheiro pede alguns cuidados com o layout, a circulação e, sobretudo, a escolha de cada item a fim de garantir a tão desejada sensação de tranquilidade. Mais do que um visual refinado, ser um ambiente fácil de usar e prático, que estimula a organização, também precisa estar entre as prioridades dos projetos desenvolvidos por arquitetos e designers de interiores.

Fique por dentros das dicas da Celite

Tudo isso é possível tanto em novas construções como em reformas, principalmente se os móveis e acessórios que compõem esse cômodo reunirem qualidades como durabilidade e resistência e forem instalados e preservados no dia a dia com carinho e atenção.
Para não haver dúvida nesse assunto, preparamos este conteúdo com dicas importantes para um espaço que una beleza e praticidade.

Acerte na seleção do gabinete


Para que todos os objetos de higiene pessoal e itens de beleza fiquem em ordem, um gabinete é primordial. Antes de qualquer decisão, convém levantar as medidas do banheiro para que o móvel se encaixe perfeitamente. Além disso, o material usado no mobiliário deve ser resistente à umidade, sendo recomendado as estruturas em MDP. Escolher peças que venham com a cuba feita de louça garantem ainda mais durabilidade e facilidade na higienização do dia a dia.

O Kit Saveiro é ideal para banheiros com espaços menores
A linha Saveiro produzida pela Celite vem acompanhada da cuba, do espelho e de um kit de instalação, evitando dor de cabeça na hora da fixação. Com 40 cm x 22 cm, ela é perfeita para ambientes mais compactos.


Já as linhas Like e Fit são bem-vindas em banheiros mais generosos. A primeira possui mais gavetas no gabinete e nichos perto do espelho, enquanto o segundo modelo oferece maior número de divisórias e dois tamanhos diferentes: 60 cm e 80 cm.
 
 

           

Kit Fit 60 x 38 x 55                                                 Kit Fit 80 x 38 x 55

O Kit de Gabinete e cuba de apoio Fit está disponível em dois tamanhos que se adequam aos diferentes perfis de ambiente

Acessórios essenciais

Esse assunto também merece atenção máxima. Os acessórios precisam ter alta durabilidade e qualidade. Por isso, o recomendado é que sejam 100% cromados, assegurando melhor resistência à umidade e ao contato com a água. Os itens fabricados pela Celite trazem um banho biníquel, capaz de assegurar o brilho por muito mais tempo. Além disso contam com 10 anos de garantia, aspecto que precisa ser observado antes da compra.


A fim de facilitar essa etapa da obra, os acessórios da Celite vêm em kits completos com toalheiro de barra, papeleira, cabide, saboneteira e toalheiro anel. Tudo para deixar o banheiro mais harmônico com peças que apresentam o mesmo design e linguagem.

Kit de Acessórios UP acompanha toalheiro de barra, papeleira, cabide, saboneteira e toalheiro anel para toalha de rosto

Dicas para a posição ideal dos acessórios

Cada item do banheiro deve ser instalado nos locais certos para proporcionar conforto aos usuários e equilíbrio no banheiro. O toalheiro de barra, que receberá a toalha de banho, dever ficar próximo da área do box. A altura varia de acordo com os moradores, entretanto, a média vai de 1,50 cm a 1,80 cm do piso. O cabideiro, usado para pendurar as roupas, pode seguir as mesmas medidas.

Toalheiro em barra linha Up

Cabideiro linha Up

O toalheiro anel, por sua vez, deve ficar, pelo menos, 30 cm acima da bancada para que o tecido não fique esfregando na superfície. A saboneteira, se for instalada na bancada, deve estar a 10 cm acima da cuba.

Toalheiro anel linha Up

Saboneteira linha UP

Por fim, a papeleira precisa estar o mais próximo possível da bacia sanitária, pois o acesso fica muito mais fácil. A altura recomendada é de 40 cm a 60 cm do piso.

Papeleira linha Up
 

Nichos embutidos na parede ou prateleiras

Os nichos embutidos na parede do box se transformaram em tendência, tanto por acrescentar beleza ao local quanto pela praticidade. Porém, essa não é uma possibilidade executável em todos os banheiros. Em alguns apartamentos, principalmente quando o edifício for de alvenaria estrutural, as superfícies não podem ser alteradas. Assim, a melhor alternativa são as prateleiras de vidro que também oferecem charme e funcionalidade.

Nicho embutido na parede do box


As prateleiras fabricadas pela Celite possuem 40 cm de comprimento por 10 cm de profundidade, não atrapalhando a movimentação dentro da área molhada e dispondo de um espaço perfeito para apoiar xampus, condicionadores e sabonetes. O material combina com todos os tipos de revestimentos, além de contribuírem para uma decoração mais leve. A limpeza é igualmente rápida e eficaz, bastando sabão ou detergente neutro.


Prateleira de vidro também da linha UP


Outra boa ideia é posicionar as prateleiras acima da bacia sanitária, decorando com vasinhos de planta, aromatizadores e vidros de perfume. Nesse caso, a altura ideal é de 1,30 cm do piso. Se a intenção for fixar várias peças, o espaçamento deve ser de 20 a 25 cm entre elas.
Com essas dicas, o banheiro será funcional, organizado e, acima de tudo, convidativo.

Quer saber mais?
Assista este vídeo, publicado no nosso YouTube, em que abordamos o tema de como criar banheiros funcionais.
Para ficar sempre atualizado sobre as novidades da marca, segue a gente pelo Facebook, Instagram e YouTube.

Adicionar ao carrinho

View