Como escolher o seu vaso sanitário: Guia Absolutamente Completo

Uma das escolhas mais importantes em banheiros e lavabos é a bacia sanitária.

Veja mais

Uma das escolhas mais importantes em banheiros e lavabos é a bacia sanitária. 

O item é indispensável e sua escolha deve ser feita após uma avaliação criteriosa, haja vista sua substituição/renovação nos ambientes costuma demorar bastante tempo. Por isso, a deliberação por um modelo não pode ser tomada apenas com base na estética e no preço: pontos como espaço disponível, tipo de usuário, demanda e até a capacidade para a eliminação dos dejetos – para que não ocorram futuros problemas com entupimentos –, devem ser levados em consideração.

Tendo em vista questões tão relevantes, a Celite, marca brasileira de louças e metais sanitários, preparou um guia definitivo para ajudar a escolher o modelo ideal que acompanhará a casa e a família por muitos anos. 

1 - Analisando o tipo de descarga

O primeiro passo para a decisão do modelo está atrelado ao projeto hidráulico do banheiro. Isso acontece, pois as bacias convencionais e aquelas com caixas acopladas exigem diferentes distâncias entre o centro do esgoto até a parede.

No caso do modelo convencional, a bacia apresenta distância de 26 cm, enquanto a versão com caixa acoplada registra um espaçamento de 30 cm. Dessa forma, é necessário conhecer esta medida para avaliar se existe a possibilidade de uma reforma completa para alterar a hidráulica do banheiro.

E quais as diferenças entre cada tipo de sistema de descarga?

Ambos os mecanismos cumprem a função com eficiência, porém cada um exige uma forma de instalação, manutenção e um consumo de água:

Convencional
Neste sistema, a válvula de descarga é instalada na parede em um cano que leva a água da caixa até a bacia sanitária. O registro é acionado por meio do acionamento, que libera a água para eliminar os desejos. O fechamento é controlado pelo usuário e, em vias de regra, este modelo pode gastar muito mais água do que o necessário.
 

A bacia sanitária convencional Smart está disponível nas cores Branco, Pergamon e Preto no acabamento brilho e nas cores Stone, Beige e Matte Black no acabamento matte. Apresenta saída vertical e é indicado para as tubulações tradicionais.

Com caixa acoplada 

Neste tipo de descarga, a caixa acoplada armazena água proveniente da caixa d’água. O mecanismo de descarga é o responsável por limitar o uso da água e os mais modernos contam com o duplo acionamento: 3 litros são empregados para eliminar dejetos líquidos e 6 litros para dizimar os dejetos sólidos. Por meio desta uncionalidade, é possível limitar a quantidade máxima de água a ser usada na descarga, poupando o recurso natural. Na Celite, chamamos este tipo de descarga como Ecoflush®.

Bacia com caixa acoplada Smart na cor preto e acabamento matte conta com Jato Plus, que diminui o risco de entupimento. Disponível nas cores Branco, Beige, Pergamon, Matte Black e Stone.

2 - Tecnologias

O brasileiro é muito preocupado com a limpeza e o banheiro é reconhecido por ser um ambiente lavado com frequência. Ciente de que tecnologias que facilitem a limpeza geram enorme valor, a Celite desenvolveu, em conjunto com a Harpic, uma solução para garantir praticidade na limpeza interna da bacia sanitária e prolongar a sensação de limpeza. 

Caixa acoplada Smart Clean® | Harpic: o compartimento disposto na tampa da caixa acoplada permite inserir o bloco de limpeza Harpic, garantindo o bom funcionamento da descarga e evitando o entupimento do vaso sanitário. 

Sistema de descarga Rimless: Muito presente nas bacias sanitárias europeias, esta tecnologia ajuda a limpar as paredes internas da bacia. A água sai por um orifício no centro, que por sua vez circula por toda a parte interna da bacia. Este sistema garante alta performance já que o design do produto conta com paredes internas mais lisas, sem ângulos ou cantos onde a sujeira possa se acumular. 

Para garantir a alta performance das bacias sanitárias, a Celite incorporou o sistema de descarga Rimless nos modelos Net e Vip. Além das tecnologias Jato Plus e sifão de 50 mm, que diminuem o risco de entupimento.

O Jato Plus assegura que 40% da força da descarga seja direcionada para arrastar as impurezas da água de maneira rápida e silenciosa. Já o sifão de 50 mm evita riscos de entupimento.

As bacias sanitárias com caixa acoplada da Celite apresentam o sistema Ecoflush® com duplo acionamento de descarga de 3 e 6 litros. Para resíduos líquidos, o botão pequeno liberará um menor volume de água (3 litros) equivalente à meia descarga. Voltado para os dejetos sólidos, o botão maior dispensa um jato maior (6 litros).


Sistema de descarga Ecoflush® para bacias com caixa acoplada.

3 - Dimensões

Nos últimos anos, o estilo de morar mudou consideravelmente. As áreas mais reservadas perdem espaço para que haja a valorização dos ambientes sociais da casa, atendendo ao desejo de receber amigos e familiares – independentemente do tamanho do imóvel. Apesar disso, é comum vermos bacias sanitárias cada vez maiores, devido as mudanças de design e até algumas tecnologias adicionadas. 

Pensando nessa questão, a Celite desenvolveu a bacia VIP, reconhecida como a mais compacta do mercado brasileiro e desenvolvida para projetos de banheiros e lavabos com pequenas dimensões. Com inacreditáveis 59 cm de profundidade, a bacia une modernidade, tecnologia, dimensões compactas e funcionalidades.

Compacta, a bacia sanitária VIP, com caixa acoplada e 59 cm, une suas dimensões com funcionalidades diversas.

4 - Design carenado

Elegante, o design carenado da bacia com caixa acoplada Elite combina com diversos tipos de projeto de banheiro. Disponível nas cores branco e preto brilho.
 
Sabemos que a escolha da bacia sanitária é muito pessoal, pois enquanto alguns consumidores preferem o design redondo, outros optam pelo quadrado – versão que reflete uma peça com linhas mais clean, carenada (resultando no sifão oculto) e as paredes externas são lisas. Além de bonitas, se tornam produtos mais fáceis de limpar e o desejo de muitos brasileiros.

 

Adicionar ao carrinho

View