Reforma de banheiro pequeno equilibra cores com louças e metais neutros: confira o resultado!

Além da estética que não agradava mais os moradores, o ambiente pedia por soluções para resolver a metragem compacta e dar mais conforto no dia dia

Dicas para fazer uma reforma de banheiro pequeno

Quando a estética e a funcionalidade do banheiro não agradam os moradores, não tem outro jeito senão partir para a boa e velha reforma. Esse foi o caso dos jornalistas Amanda Sequin e Erik Paulussi ao adquirirem o primeiro apartamento próprio. O imóvel de 103 m² é da década de 1970 e um dos dois banheiros da área íntima, que atende à suíte principal, exigia uma atualização nos revestimentos, uma marcenaria mais funcional e, claro, louças e metais sanitários à altura da nova fase. Em conjunto com a Celite, o casal reformou o ambiente e o resultado você confere abaixo e também no canal do Youtube.

O antes

A metragem era compacta: 3,37 m² de área, sendo 2 x 1,35 m. A ideia era mexer o mínimo possível na tubulação e na parte hidráulica e elétrica, pois o casal já estava morando no apartamento e necessitava de uma obra rápida. O arquiteto Gustavo Balera, da Basen Arquitetura, cuidou do projeto e sugeriu apenas uma mudança no ponto do chuveiro para que o mesmo ficasse do lado oposto da abertura do box. O ponto de esgoto da bacia e pia permaneceram no mesmo lugar. 

 

A planta do apartamento manteve as medidas originais

Além da questão estética, os problemas que mais incomodavam eram:

  1. Uma viga que possuía o mesmo revestimento da parede e, além de se tornar um dos primeiros focos de atenção ao entrar pela porta, causava uma sensação de achatamento no ambiente de metragem compacta;

  2. Não havia espaço para acomodar o papel higiênico com conforto. A solução temporária foi colocar um suporte pendurado na porta do armário existente abaixo da pia. Zero ergonômico;

  3. Pouca opção de armários. As prateleiras transparentes também prejudicavam a organização;

  4. Pouco espaço para acomodar os itens de higiene dentro do box;

  5. Torneira curta para o tamanho da cuba, prejudicando a lavagem das mãos;

  6. Iluminação ruim: só havia um ponto central, no teto, e nenhuma luminária próxima ao espelho. 

O banheiro ANTES da reforma: repare na gambiarra com a papeleira e na viga revestida

O banheiro da Amanda e do Erik DEPOIS da reforma!

A paleta de cores

Esse casal não teve medo de ousar na escolha das cores e optou por combinar vários revestimentos com padrões e texturas diferentes. Usar cerâmica padrão granilite em meia parede e no piso já era um desejo antigo, e como a ideia era criar uma área de destaque para o box, como se fosse uma caixa colorida, eles optaram por um tijolinho num tom intenso de azul pavão e com um leve brilho. Para balancear essa paleta vibrante surgiu um revestimento branco com uma textura ripada. Opção que, por ser da mesma cor do teto, camuflou a parede com a viga indesejada e ainda ampliou o ambiente. 

        

Acabamento de registro Flow instalado para abrir e fechar o chuveiro e a torneira Riviera bica baixa, ambos no acabamento cromado.

Revestimentos definidos, hora de definir os itens da Celite! Foi escolhido o acabamento cromado para os metais e branco brilho para louças sanitárias - duas propostas clássicas e que trariam o balanço neutro que a paleta colorida precisava. Na bancada, uma cuba de embutir oval pede como dupla a torneira de bica baixa Riviera e o vaso sanitário com caixa acoplada Elite foi a vencedora com seu assento SoftClose® que não bate na bacia! Ainda sobrou espaço para uma ducha higiênica. 

A bancada de mármore branco espírito santo leva uma cuba oval embutida e a torneira Riviera ao centro

Nos acessórios, o projeto contemplou um toalheiro e dois cabides da linha Up. Um deles, inclusive, foi colocado na porta, para deixar a toalha bem próxima do box. Os acabamentos de registro são da linha Flow, que é bem minimalista.

Ideias espertas 

Quando o banheiro é pequeno, vale aproveitar ao máximo as paredes. Durante a obra foi possível abrir um nicho bem grande para o box, de 1,35 metros de extensão, sem cano furado e nenhum imprevisto! Com isso, a falta de espaço para guardar xampus e demais itens de higiene pessoal estava resolvida. 

Nicho do box ocupa toda a extensão da parede: 1,35 m

Do lado de fora do box, a marcenaria resolveu dois dos problemas: o armário num tom de  azul com duas gavetas agora tem espaço de sobra para esconder a bagunça e ainda possui um nicho que embute a papeleira. O espelho-armário é mais uma opção de armazenamento e a prateleira branca tem uma função tripla: iluminar, decorar e ainda ajudar no disfarce da viga. Uma fita LED foi embutida na parte inferior, criando uma iluminação indireta e bem aconchegante. Já a luminária tipo clipe fica presa à madeira e é bem versátil, permitindo direcionar a luz para onde for necessário. Sobre a prateleira, vasos, velas e até plantas trouxeram um charme extra para a decoração do banheiro e ainda desviaram a atenção da viga que fica acima. 

Móvel com papeleira embutida otimizou o espaço na lateral do vaso sanitário Elite

E então, o que achou do resultado? Esse é um dos banheiros que a Amanda e o Erik reformaram - no blog da Celite  você encontra também o antes e depois do outro: um lavabo pequeno, com metragem ainda menor e muitas outras dicas! No Youtube e no Instagram @mundocelite também tem vídeos exclusivos que mostram todo o processo.

E para ficar sempre atualizado sobre as novidades da marca, segue a gente pelo FacebookInstagram e YouTube.

Produtos relacionados

Adicionar ao carrinho

View