Antes e depois: soluções espertas deixaram este lavabo pequeno mais funcional

Louças compactas, torneiras de fácil manuseio e outros detalhes transformaram este banheiro híbrido de apenas 2,46 m² num espaço muito mais confortável

Dicas para fazer um lavabo pequeno e funcional

 

Reformar um banheiro pequeno exige atenção nos detalhes - afinal, cada centímetro importa quando a metragem é compacta. A jornalista Amanda Sequin, ao adquirir seu primeiro imóvel em São Paulo ao lado do marido e também jornalista, Erik Paulussi, passou por essa situação: o apartamento que comprou estava em boas condições, possuía dois banheiros na área íntima, porém um deles tinha medidas menores do que o mínimo padrão: 1,32 x 1,42 m. 

O banheiro antes da reforma

 

Apesar de ter um chuveiro, o banheiro era híbrido e funcionava mais como um lavabo para visitas. Na planta original do prédio, que data da década de 1970, os dois banheiros eram um só, mas o antigo proprietário resolveu dividi-lo em dois. A decisão foi sábia na época, mas as escolhas não favoreciam o conforto para os dias atuais. Para se ter uma ideia, era necessário entrar no box para conseguir fechar a porta ao utilizá-lo, e o suporte de papel higiênico esbarrava na perna. Isso, sem falar, na escolha estética dos azulejos e móveis que não agradavam em nada os novos moradores. Em parceria com a Celite, o casal reformou o banheiro e o resultado você confere a seguir e também no canal do Youtube.

A planta do banheiro: 2,46 m² de área total.

O novo projeto

O primeiro passo foi chamar o arquiteto Gustavo Balera, da Basen Arquitetura, para realizar o estudo do espaço e definir, junto ao casal, como seria o desenho desse banheiro compacto. "Devido à configuração quadrada da planta e também para economizar no orçamento, decidimos por não mexer na planta e manter a bacia, pia e chuveiro na mesma posição. Porém, atualizamos as louças, box, revestimentos, porta e marcenaria existentes por versões mais funcionais e modernas". A paleta de cores, rosa e cinza, surgiu durante uma visita a uma loja de revestimentos. "Bati o olho nesse tijolinho rosa com um leve brilho e adorei. O cinza veio como uma opção para equilibrar. Decidimos usar ele no piso e em meia parede, e o rosa na parte superior", conta Amanda.

 

Depois da reforma, o banheiro ficou assim!

A escolha das louças e metais sanitários  

O vaso sanitário existente possuía caixa acoplada e ficava muito próxima à porta, portanto precisava ser substituída por um modelo mais compacto. Foi aí que a VIP, que é a menor bacia sanitária com caixa acoplada do mercado brasileiro, encaixou perfeitamente. O modelo tem apenas 58 cm de profundidade, livrando alguns centímetros que facilitam a locomoção no ambiente.

Compacta, a bacia Vip com caixa acoplada da Celite economizou centímetros preciosos no projeto

 

O casal optou também pela cuba de apoio da Celite - Basic R0 sem mesa. Essa versão tem 30 cm de diâmetro e 11 cm de altura e é uma das mais compactadas do portfólio. A escolha foi pautada por alguns pontos:

  1. O desejo era ter uma cuba com desenho visível, já que o espaço também é lavabo.
  2. Cubas de apoio ocupam mais espaço de bancada, mais livram os armários, e faz todo sentido para um banheiro pequeno
  3. O espelho escolhido era colado na parede, sem armário, assim foi perfeito para ter uma harmonia estética e de uso.

Cuba R0 sem mesa e a torneira Basic na cor preto matte, com acionamento no topo, se encaixaram perfeitamente à bancada. 

Escolhida a cuba, foi a vez de definir os metais. Inicialmente a ideia era usar o modelo Flow e demais acabamentos cromados, mas antes da obra começar a Celite lançou as torneiras coloridas da linha Basic nas novas versões preto matte, rose gold matte e gold matte, todas com acabamento fosco. E como eles já haviam escolhido um espelho e uma luminária preta, optaram por trocar para o modelo Basic de bica alta no mesmo tom. Vale ressaltar que os modelos de torneira de bica alta são mais indicados de usar com cuba de apoio, respeitando a distância de 10 a 15 cm entre o bocal da torneira e a borda da cuba, o que evita respingos pela bancada e garante conforto de uso. 

Soluções para otimizar o espaço 

Em banheiros pequenos como esse, portas com abertura convencional ocupam muito espaço. Para resolver esse dilema, a mesma foi substituída por um modelo camarão do tipo ⅓. Essa mudança foi primordial para evitar que as visitas entrem no box para fechar a porta.

Outra questão: como resolver a falta de espaço nas laterais da bacia sanitária? Duas ideias se complementam para garantir maior conforto durante o uso. Um nicho na parede, feito sob medida com o mesmo revestimento, acomodou a papeleira e livrou alguns centímetros do lado direito do vaso. E do lado esquerdo, onde fica a área molhada, a solução foi escolher um box tipo flex, que é articulado e garante uma abertura muito maior do que o anterior. Com esse modelo é possível deixar as folhas de vidro sempre recolhidas, liberando a circulação.

Nesta imagem, o box articulado está fechado, mas no dia a dia a ideia é ficar sempre recolhido para liberar o espaço

Como esse ambiente não possui janela, outra solução foi utilizar uma ventilação mecânica, acionável via interruptor e que leva o ar deste banheiro para o que fica do outro lado da parede e possui uma janela.

A propósito, o outro banheiro também foi reformado na mesma época e você pode conferir o resultado final no blog da Celite e também nos três vídeos a seguir. A websérie #MeuBanheiroCelite mostra o antes, o durante e o depois da obra da Amanda e do Erik. Não deixe de seguir @mundcelite no Instagram e conferir conteúdos exclusivos com dicas da reforma.

E para ficar sempre atualizado sobre as novidades da marca, segue a gente pelo FacebookInstagram e YouTube.

Produtos relacionados

VIP

Kit de Bacia Rimless®, Caixa Acoplada Smart Clean ®

590 x 375 x 800

DISPONÍVEL : R$ 2865,90

Adicionar ao carrinho

View